Etiquetas

domingo, 24 de janeiro de 2021

Bibliotecas digitais - um recurso de pesquisa, trabalho e leitura

Partilhamos alguns links de bibliotecas digitais, onde poderão encontrar, para as diferentes áreas do saber, livros, documentos, videografia, filmografia, etc... em suporte digital, certificados e do domínio público, a saber:

Biblioteca digital da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE),
que está organizada em três áreas: serviços, atividades e recursos e instrumentos. 

Biblioteca Nacional digital: 
Permite o acesso em linha, livre e gratuito à cópia digital de documentos das coleções da Biblioteca Nacional de Portugal.


Bibliotecas Instituto Camões: 
O Instituto Camões disponibiliza um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística na sua Biblioteca Digital. Possui, ainda, uma vasta rede de bibliotecas (17), herdeira dos antigos IPAD e Instituto Camões.

Biblioteca Digital Mundial:
Disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.


Domínio Público:
O Portal Domínio Público é uma Biblioteca digital editada pelo Ministério da Educação do Brasil. O acervo é constituído por obras do domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autoriais.

Projeto Gutenberg:
Biblioteca Digital que oferece mais de 42.000 ebooks gratuítos, de domínio público, e que podem ser lidos em diferentes formatos.

 
Europeana:
É uma Biblioteca virtual desenvolvida pelos países da União Europeia. Possui mais de 50 milhões de itens digitais, todos eles em domínio público.
 
Internet Archive:
É uma organização sem fins lucrativos dedicada a manter um arquivo multimédia de informações. Abriga um grande número de arquivos de vários tipos como áudio, vídeo e texto.




Sem comentários:

Enviar um comentário