Etiquetas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Presentinhos de ano novo - a animação não é exclusiva para crianças


Canção do mar (Song of the sea)

Realizador: Tomm Moore, 2014


A Canção do Mar" conta a história de Ben e sua irmã mais nova Searsha, a última criança-foca. Ambos embarcam numa viagem fantástica, através de um mundo de lendas e criaturas mágicas, numa tentativa de voltar à sua casa à beira-mar.
Filme inspirado nas "Selkies", criaturas de origem mitológica do folclore irlandês, que vivem como focas no mar, mas que em terra se tornam humanas.

Desde a trágica morte da mãe que Ben e Searsha, de dez e seis anos de idade, vivem com o pai, um homem triste e amargurado, num grande farol junto ao mar. Um dia, Ben descobre que a irmã é uma fada que se pode transformar em foca e depois regressar à condição humana. E quando ela toca uma flauta feita de concha que pertencia à progenitora, consegue libertar seres mágicos presos numa terrível maldição. Agora, para que todas as criaturas encantadas possam recuperar os seus poderes e voltarem a ser livres, os dois irmãos embarcam numa aventura onde terão de enfrentar os seus medos mais profundos.



Concurso Nacional de leitura - fase escola

O Concurso Nacional de Leitura, fase escola, decorrerá, presencialmente, na Biblioteca da Escola Secundária de Paredes no dia 5 de janeiro de 2021 (3ªfeira).

As obras selecionadas são as seguintes:

3ºciclo: "Sexta-feira ou a vida selvagem", Michel Tournier

Ensino Secundário: "Maria Moisés", Camilo Castelo Branco.

As provas, de 30-45 minutos, têm a seguinte estrutura:

1ªparte : 12 questões de escolha múltipla

2ªparte: pergunta de resposta aberta

Horário das provas:

3º ciclo: 9he15m - 10h00 (1ºturno); 10h00 -10h45m (2ºturno)

Ensino Secundário: 13he45m-14he30m.

Os três primeiros classificados, de cada ciclo, irão à fase municipal, que decorrerá no dia 2 de fevereiro, através de resposta a um questionário em linha (atempadamente publicaremos mais informações).

BOAS LEITURAS!