Etiquetas

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Presentinhos de ano novo - a animação não é exclusiva para crianças

 O Profeta (The Prophet)

Realizadores: Tomm Moore; Roger Allens, Mohammed Saled Harib, entre outros


O Profeta é um filme de animação sobre a liberdade baseado no best-seller "O Profeta" , escrito nos anos 20 pelo poeta Libanês Khalil Gibran e traduzido em mais de 40 línguas.

A história traz uma mensagem de paz, amor e fraternidade. O filme, uma coleção de nove histórias, fala-nos de Mustafa, um poeta preso, porque aquilo que escreve é considerado perigoso e rebelde. 

O poeta explica a uma rapariga, Almitra, que uma prisão não consegue roubar a liberdade a um pensamento livre.


Presentinhos de ano novo - a animação não é exclusiva para crianças

 A Ganha Pão (The Breadwinner)

Realizadora: Nora Twomey, 2017


Dolorosamente real, A Ganha Pão  é daqueles filmes que destroem a alma, mas são necessários pela urgência do que tratam. Da negação da identidade às mulheres, ao desespero de uma mãe em defesa do filho, a animação entrega um punhado de situações devastadoras, ao mesmo tempo que ressalta a necessidade da cultura como resistência ao autoritarismo.

É um retrato clínico e desolador acerca da vida no Afeganistão, terra dos talibãs. Mais do que denunciar as suas práticas, pretende, tendo como protagonista uma mulher/criança, compreender como é que o País chegou ao estágio retratado.



Presentinhos de ano novo - a animação não é exclusiva para crianças

O Segredo de Kells (The secret of Kells)

Realizadores: Tomm Moore, Nora Twomey, 2009


Brendan, um rapaz de 12 anos, vive mo Mosteiro de Kells, na Irlanda, sem conhecer o mundo à sua volta. Está ao cargo do seu tio, o Abade Cellach.

O Mosteiro vive em constante ameaça da invasão dos povos do Norte, os Vikings. Para travar os inimigos, Cellach constrói um muro à volta do Mosteiro, enquanto os demais monges acreditam que apenas com a escrita do livro de Kells, o povo estaria a salvo.

Quando chega à Abadia o famoso artista Aidan, o rapaz vive a expetativa de poder acompanhar de perto a criação das sagradas escrituras. Logo, cria-se uma relação de amizade e cumplicidade entre o menino e o visitante, que o incentiva a explorar o mundo lá fora. Acompanhado pelo gato de estimação de aidan e pela misteriosa Aisling, Brendan enfrenta os perigos da floresta para ajudar o novo amigo a concluir a sua obra.

Percebendo o empenho do menino, o artista faz uma revelação: as páginas mais importantes são criadas pelo próprio Brendan.

Esta é uma história inspirada na criação do livro de Kells, manuscrito considerado como um dos mais importantes artigos do cristianismo irlandês do ano 800.