Etiquetas

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Presentinhos de ano novo - a animação não é exclusiva para crianças

O Segredo de Kells (The secret of Kells)

Realizadores: Tomm Moore, Nora Twomey, 2009


Brendan, um rapaz de 12 anos, vive mo Mosteiro de Kells, na Irlanda, sem conhecer o mundo à sua volta. Está ao cargo do seu tio, o Abade Cellach.

O Mosteiro vive em constante ameaça da invasão dos povos do Norte, os Vikings. Para travar os inimigos, Cellach constrói um muro à volta do Mosteiro, enquanto os demais monges acreditam que apenas com a escrita do livro de Kells, o povo estaria a salvo.

Quando chega à Abadia o famoso artista Aidan, o rapaz vive a expetativa de poder acompanhar de perto a criação das sagradas escrituras. Logo, cria-se uma relação de amizade e cumplicidade entre o menino e o visitante, que o incentiva a explorar o mundo lá fora. Acompanhado pelo gato de estimação de aidan e pela misteriosa Aisling, Brendan enfrenta os perigos da floresta para ajudar o novo amigo a concluir a sua obra.

Percebendo o empenho do menino, o artista faz uma revelação: as páginas mais importantes são criadas pelo próprio Brendan.

Esta é uma história inspirada na criação do livro de Kells, manuscrito considerado como um dos mais importantes artigos do cristianismo irlandês do ano 800.






Sem comentários:

Enviar um comentário