Etiquetas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Leituras em espaços (im)prováveis- voluntários de leitura

 A pensar...depois da pandemia... mas, ainda, dentro da pandemia

"Há palavras e leituras que libertam..." (Andrade, 2016)

"Não se pode conhecer, nem estudar, nem ensinar, nem viver, aquilo que, no fundo e em verdade, não se ama" (Jorge de Sena)

A Biblioteca Escolar (BE) partilha uma conversa, à qual foi dada o nome "outras comunidades de leitores", entre Sofia Araújo (Universidade do Porto), Helena Topa (tradutora) e Sónia Rodrigues, as quais falam das suas experiências na dinamização de clubes de leitura, em diferentes contextos.

Ao minuto 37 faz-se referência a um projeto de voluntariado concebido, organizado e coordenado pela Professora Margarida Andrade, "leitora voraz que ama a literatura", numa parceria, por ela estabelecida, entre a Escola Secundária de Paredes e o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.

Pode, este projeto, ser o mote para futuros projetos, que envolvam a leitura em diferentes espaços, fazendo a ponte entre a Escola e o meio envolvente, unindo famílias, alunos, professores, amigos em torno do voluntariado, promovendo, assim o gosto pela leitura e formando novos leitores, em prol do bem comum.

Pela pertinência do assunto, sugerimos que vejam o vídeo na íntegra e que reflitam na possibilidade da criação de uma comunidade de leitores na escola.

Um bem haja a quem tem a coragem e a ousadia de desafiar "a ordem normal das coisas"!

https://www.youtube.com/watch?v=iNVhg7PqzC8