Etiquetas

segunda-feira, 5 de julho de 2021

1 julho - Dia Mundial das Bibliotecas

        Este dia visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fulcral para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais. Em vários países do mundo realizam-se atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural.                Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores. 
         O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para se dirigir a uma biblioteca e requisitar um livro ou então para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas e para conhecer novos livros pelos quais se pode apaixonar. 
         Atualmente, em Portugal, existem cerca de 180 bibliotecas ativas, assim como existe a Biblioteca Nacional Digital onde é possível consumir os livros num formato digital e, muito importante referir, legalmente.




Sem comentários:

Enviar um comentário